Smartphone, tablet e celulares se tornou muito popular e cada vez mais capazes de executar grande parte das ações realizadas em um computador pessoal, como acesso a e-mails, redes sociais, Internet Banking e navegação Web.
Infelizmente assim como seu computador pessoal seu dispositivo móvel também pode ser utilizado para pratica de atividades maliciosas sendo vitimas de vírus, Malware, phishing entre outros. Os risco de seu dispositivo ser atacando tornou-se ainda mais atraente pois a grande quantidade de informações pessoais contida em um Smartphone e muito maior que em um computador pessoal, somado a esse fator temos algumas características que os dispositivos móveis possuem que quando não tomamos a devida atenção os torna mais atraentes para pessoas mal-intencionadas.
Um Smartphone têm as seguintes características que podem torna-se uma vulnerabilidade
Informações Centralizadas: como lista de contatos, calendários, histórico de chamadas, fotos, vídeos, números de cartão de crédito, conteúdo de mensagens SMS e senhas costumam ficar armazenadas nos dispositivos móveis.
Maior Possibilidade de furto: Em virtude do seu tamanho reduzido ele podem ser facilmente esquecido ou atrair a atenção dos assaltantes.
Grande quantidade de Aplicativos desenvolvidos por terceiros: ah uma infinidade de aplicações para diversas finalidades criadas por diversos desenvolvedores porém muitas contem erros de implementação ou ate mesmo foram criadas para fins maliciosos.
Utilização em público: Pela facilidade de comunicação muitas pessoas fazem troca de mensagem sem se importa com que esta a sua volta ou até mesmo fazem trações bancaria em quanto estão na rua.
Acima falamos de algumas características que podem trazer riscos a segurança das suas informações pessoais, de formal geral os cuidados que você deve tomar com seu computador deve ser o mesmo com seu dispositivo móvel, utilize mecanismo de segurança e mantenha ele sempre atualizado.
Veja alguns cuidados que devemos tomar.
Ao adquirir um novo dispositivo:
- Caso se trate de um modelo já usado, restaure para os padrões de fabrica;
- Considere a instalação de um bom antivírus antes de fazer qualquer instalação;
- Evite a compra de dispositivos que já foram desbloqueados (jailbreak) ou teve suas permissões de fábrica alteradas;
- Não instale aplicações de fontes desconhecidas, procurem sempre utilizar a loja de aplicativo padrão do seu dispositivo;
- Mantenha o sistema operacional e as aplicações sempre atualizadas;
- Fique atento as noticias dos dispositivos principalmente as relacionadas segurança;
- Seja cauteloso ao utilizar aplicativos de redes sociais, principalmente os que utilizam geolocalização, divulgar sua localização nas redes sociais pode trazer grande risco a sua segurança.
- Tome muito cuidado ao utilizar redes públicas, como de cinema, shopping, restaurante, bar. Em muitas dessas redes não são configuradas de forma adequada deixando muitas vulnerabilidades sendo um dos alvos mais fáceis para invasão;
- Tome cuidado com e-mails de remetentes desconhecidos, não clique em links que você não conhece;
- Mantenha interfaces de comunicação como bluetooth, WI-FI e Infravermelho, desabilitadas e somente habilite quando for necessário o seu uso.
Proteja os dados do seu dispositivo:
- Faça backup periódicos dos seus arquivos;
- Não deixe senhas salvas em blocos de notas, evite mandar qualquer tipo de senha através de aplicativos de mensagem;
- Configure uma senha forte;
- Criptografe seus arquivos;
- Configure-o para que seja localizado e bloqueado remotamente por meio de serviço de geolocalização;
- Configure-o para que seus dados sejam apagados em caso de um número determinado de tentativas.
Ao se desfazer de um dispositivo:
- Apague todas as informações;
- Restaure para os padrões de fábrica.