A Microsoft dificultou um pouco a vida de quem já esta interessado no Windows 11, ao informar que o novo S.0 exigira TPM (trusted Plataform Module) para funcionar. No entanto não entre em desespero se você já viu que o seu computador não tem o modulo, em alguns casos a Microsoft vai liberar o sistema em PCs sem esse modulo de segurança. E já existe alguns métodos para driblar esse requisito.
O Chip TPM é usado no Windows para a criptografia de disco através do BitLoker, no meio da computação em tradução livre trata-se de um processador de criptografia integrado a placa mãe, sua principal função é oferecer maior segurança do seu sistema operacional durante a inicialização do sistema operacional assegurando a integridade do sistema.
Então logo percebemos que seu papel mais importante esta na inicialização da maquina, o chip recebe hashes (Algoritmo Matemático para criptografia) que são gerados nesse processo de forma automática e os armazena de forma criptografada e isoladas dos demais componentes.
Este chips podem ser adicionado a sua placa mãe, você pode compra-los caso não tenha ou pode ser integrado ao firmware do processador (fTPM) dos processadores Intel e AMD.
Como Instalar Windows 11 em PC sem TPM 2.0
Já é possível instalar o Windows 11 mesmo sem o Chip TPM 2.0 e o processo reques uma pequena alteração do registro durante o processo de instalação.
Para driblar essa mensagem que aparece logo depois de selecionar a versão do sistema operacional, basta fazer o seguinte:
Nessa tela pressione Shift+F10 para abrir o prompt de comando;
Em seguida digite, regedit.exe e pressione ENTER;
Vá ate o caminho HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup crie uma nova chave com o nome LabConfig;
Dentro da chave LAbConfig crie duas novas entradas Dword 32bits;
- BypassTPMCheck= dword:00000001
- BypassSecureBootCheck = dword:00000001
Salve as alterações
Agora você poderá seguir com a instalação do Windows 11.