Imagine que você está conversando com algum amigo/parente e de repente a tela de seu WhatsApp fica assim:
Como isso é possível de perder a linha? Todas as operadoras são
autorizadas pela ANATEL a comercializar novamente a linha caso passe um prazo
de 180 dias sem alguma recarga ou plano ativo nela.
Ou seja, infelizmente a linha está com outra pessoa e ela instalou
o WhatsApp com o número e os riscos de golpes são reais.
Mas o que fazer para me proteger? Como dito a melhor opção é manter sempre a linha com uma recarga mínima a cada 6 meses e manter o número com seu cadastro atualizado junto a operadora com um plano ativo, pode ser o mais básico e barato, mas tem outra dica fácil no próprio WhatsApp para se proteger como uma verificação de duas etapas:
- Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
- Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
- Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
- Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
- Toque em Avançar.
- Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.
Veja o passo a passo e outras dicas:
https://faq.whatsapp.com/269945317385609